quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

O Liebfraumilch







O Brasil é um consumidor “jovem” de vinhos de qualidade. Possuímos uma história recente de interesse, tanto no consumo quanto na produção de rótulos ditos “finos”, ou seja, aqueles derivados da fermentação de Vitis Vinifera. Portanto, ainda temos uma longa história a construir, lendas a cultivar, inovações a propor. Essa maturidade a ser conquistada, naturalmente, envolve o aprendizado com outras culturas mais “avançadas” do universo do vinho. Porém, nem sempre o contato é feliz, embora sempre seja proveitoso. É o caso vivido no Brasil pelo vinho alemão.

Rheingau. Mosel. Pfalz. Destas regiões, saem alguns dos mais atraentes e poderosos vinhos brancos do mundo. A despeito da presença de cepas como a Gewurztraminer, Pinot Gris (conhecida na Alemanha por Grauburgunder) e um crescente interesse pela tinta francesa Pinot Noir (ou Spätburgunder), em terras germânicas a Riesling é a rainha. Em pouquíssimos lugares do planeta (talvez nenhum, exceto a francesa Alsácia), esta cepa conseguiu expressar toda a sua força e suas peculiaridades. Em breve, apresentaremos uma região alemã e, claro, um Riesling de qualidade para vocês.

No entanto, ao conversarmos em uma roda de amigos sobre vinhos, muito provavelmente alguns nomes acabam vindo à pauta: França, Itália, Portugal, Chile. Por vezes, cepas: Malbec, Cabernet Sauvignon, até mesmo Chardonnay aparece no bate-papo informal. E, por vezes, nomes de regiões: Porto, Douro e, principalmente, Champagne, Bordeaux. Às vezes, Borgonha. A menção aos vinhos alemães, contudo é raríssima. E, quando ocorre, muitas vezes é de forma pejorativa: ao lado dos famigerados “vinhos de mesa”, muito populares no Brasil, é mencionado o “vinho de garrafa azul”.

Este vinho, conhecido como Liebfraumilch (tradução literal do alemão: “leite da mulher amada”, porém o tradução correta seria “Monge de Nossa Senhora”), é um branco semi-doce produzido em diversas regiões alemãs, inclusive as principais produtoras de vinhos brancos de qualidade, como as já citadas Rheingau, Mosel e Pfalz, geralmente varietais da cepa Müller-Thurgau.




Müller-Thurgau.



Sua história no Brasil remonta aos anos 1970, quando o importador brasileiro Otávio Piva de Albuquerque, em contato com o produtor alemão do vinho, Josef Friederich, sugere a este a comercialização de seu produto no Brasil, porém envasado em garrafas azuis e a um preço bem acessível. A estratégia foi muito bem-sucedida: nos anos 1980, cerca de 60% do vinho que era importado pelo Brasil vinha em garrafas azuis alemãs. Uma grande tacada de Otávio, que ainda veria, com o fim da reserva de mercado no governo Fernando Collor de Melo (1990-1992), sua importadora Expand aumentar exponencialmente sua participação no mercado.

De início, os produtores nacionais mostraram certa relutância ao novo modismo: a indústria vinícola nacional dava seus primeiros passos em evolução técnica e tecnológica e mostrava sinais de vigor em sua expansão. Com o tempo, porém, os principais produtores nacionais acabaram cedendo e produziram seus próprios vinhos brancos suaves, muitas vezes a contragosto. Alguns produtores chegaram mesmo a engarrafar seus produtos em garrafas azuis, como a Salton e seu Rannisch Wein.





Salton Rannisch Wein.



As vendas permaneceram bastante aquecidas até o início dos anos 2000 (somente o Rannish Wein supracitado vendia em torno de 2,4 milhões de garrafas/ano; o Liebfraumilch, algo em torno de 850.000). No entanto, aos poucos o consumidor médio brasileiro começou a perceber que o “vinho da garrafa azul” era de qualidade, no mínimo, duvidosa, e as vendas começaram a despencar. Ainda assim, por volta de 2008, o volume de vendas do Liebfraumilch registrava cerca de 720.000 garrafas/ano). Muitos produtores nacionais, livres do viés financeiro e ansiosos por produzir rótulos de maior qualidade e valor agregado, abandonaram seus “clones”. Alguns ainda o produzem, como a vinícola Aurora e seu Reserva Especial.




Aurora Liebfraumilch Reserva Especial.



O grande problema gerado pelo Liebfraumilch, no entanto, seria de ordem cultural: o brasileiro associou o produto ao vinho produzido na Alemanha como um todo e, uma vez desprezado, criou-se uma “barreira” ao vinho germânico, muito injustamente associado a produtos baratos e de qualidade discutível. É um cenário que, junto ao público leigo, permanece até hoje.


Não se deve culpar o Liebfraumilch por “atrasar” a evolução da nossa cultura e indústria vinícola. As variáveis mercadológicas que o levaram ao sucesso sempre vão existir. Ainda hoje, é possível encontrá-lo em mercados e, até há pouco tempo, na própria rede da Expand, discretamente, vendido ainda a um preço acessível. Cabe, pelo contrário, agradecermos a este episódio de nossa jovem história do vinho: foi através dele que muitos brasileiros tiveram o primeiro contato com a bebida e os instigou a experimentar, estudar, avaliar, questionar. E também permitiu um amadurecimento necessário e bem-vindo da nossa indústria de vinhos.



14 comentários:

  1. Este vinho pode ser guardado? tenho um ha quase 20 anos... será que virou vinagre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish , virou vinagre, sabe porquê, vinho não se guarda em vidro, em barris sim, em garrafa de vidro do pra consumo imediato.

      Excluir
  2. realmente esse vinho foi histórico nos anos 90 , meu pai alemão sempre consumia geladinho no verão , Ótima recordação. Vou procurar comprar uma garrafa pra relembrar. .

    ResponderExcluir
  3. Acabei de abrir uma garrafa que guardei por anos, mais preciso 20 anos. Estou degustando aos poucos. Somente uma dose diária. Saudades daquelas épocas.

    ResponderExcluir
  4. abri o meu uns meses atras mas oxigenou... infelizmente não estava apropriado!

    ResponderExcluir
  5. Quanto custa uma garrafa desse vinho?

    ResponderExcluir
  6. Delicioso! Já tomamos muito nós anos 90! Mas ultimamente não encontro no mercado! Tenho um irmão que em seu casamento serviu só vinho e água! Muito bom!!

    ResponderExcluir
  7. Comprei hoje em um supermercado de Natal RN. Ansioso para provar. Valor: $ 69,90

    ResponderExcluir
  8. Eu adorava esse vinho, comprava sempre...final dos anos 90 depois ne transferi parava Europa e conheci o gewurztraminer. Hoje meu vinho preferido

    ResponderExcluir
  9. Qual é o original é da garrafa azul ou verde

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma garrafa desse vinho datada do ano 2000.

    ResponderExcluir

Todo comentário é bem-vindo e agregador. Porém, liberdade de expressão e respeito devem andar juntos. Comentários com teor que viole tais condições serão avaliados e excluídos.